Arte para uma Cidade Sensível
por Brigida Campbell O trabalho do artista Raphael Escobar é fortemente influenciado pela cultura urbana de São Paulo. O skate, o grafitti, o pixo, o rap e a “cultura das quebradas” são o elo de ligação de sua arte com a cidade. Em sua produção, seja nas intervenções na rua, seja nos trabalhos criados para os espaços expositivos tradicionais, a “rua” está em atravessamento. Em seu projeto “Pernoite”, desenvolvido em Salvador, Bahia, durante a residência do projeto Muros – Territórios Comparti-lhados (no qual os artistas são convidados a desenvolver trabalhos no espaço público evidenciando uma série de muros físicos ou não, existentes nas cidades), o artista desenvolve, a partir de conceitos da biologia sobre os modos de coexistência entre as espécies (inquilinismo, mutualismo, parasitismo), uma forma de moradia urbana temporária para os moradores de rua. O artista instala, em um estabelecimento comercial, um toldo retrátil dotado de um mecanismo que possibilita abri-lo à noite para ser usado como abrigo. Na simplicidade da proposta se deflagra uma rede de relações entre as pessoas na cidade e a formação de territórios. Ao mesmo tempo, o trabalho chama a atenção para uma situação delicada e complexa que é a vida de quem habita as ruas. O projeto não se dá apenas na instalação do toldo, mas se complexifica no momento de buscar um comerciante disposto a abrigar um morador de rua na frente de sua propriedade (pois a negociação entre as partes era necessária). O trabalho envolve não apenas a relação do morador de rua e do proprietário com a obra, mas também a relação entre os dois. A calçada como espaço de passagem é transformado e a lógica de espaço público ganha um outro significado. O toldo aponta para as potências do uso dos espaços e os problemas de convivência entre os diferentes agentes das metrópoles. |
Art for a Sensivite City
by Brigida Campbell Raphael Escobar’s work is strongly influenced by the urban culture of São Paulo. Skateboarding, graffiti, pixo, rap and the “periferic culture” are the link between his art and the city. In its production, whether in the creation of the street or in the works created for traditional exhibition spaces, the “street” is in the middle. In his project “Overnight”, developed in Salvador, Bahia, during the residence of the project Walls - Common-Localized Territories (no artist is invited to develop works in the public space showing a series of physical walls or not, currently in the cities), artist developed from concepts of biology about modes of coexistence between species (tenancy, mutualism, parasitism), a form of temporary urban housing for people living in the streets. The artist installs a retractable awning in a commercial facility with a mechanism that allows it to be opened at night to be used as a shelter. The simplicity of the proposal triggers a network of relationships between people in the city and the formation of territories. At the same time, the work draws attention to a delicate and complex situation that is the life of those who inhabit the streets. The project not only provides for the installation of the awning, but makes it complex no time to seek a merchant willing to open a homeless person in front of his property (as negotiation between the parties was prohibited). The work involves not only the relationship between the homeless and the owner of the work, but also the relationship between the two. The sidewalk as a passageway is transformed and the logic of public space takes on another meaning. The awning indicates how potencies of space use and the problems of coexistence between the different agents of the metropolises. |